Aos membros e visitantes

Obrigado pela visita, Gracias por la visita, Thanks for the visit, Reconnaissant par la visite, Ringraziamenti per la chiamata, Dank für den besuch...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Memorial



Boa tarde prezados amigos e leitores, que a paz do Senhor esteja sempre convosco.

Hoje vou compartilhar com vocês uma palavra que está a algum tempo no "azeite" e, este me pareceu o momento propício. Após a aula da escola dominical, que foi mais uma manhã de bênção, nos trouxe uma situação que o profeta Jonas se encontrou em um certo momento, que foi o seu descontentamento com o que estava acontecendo em sua vida. Porém, não terei meu texto de referência em Jonas e sim no livro de Josué.

Texto: Josué 1.1-3 e 4.1-8

Josué, era um excelente auxiliar e amigo fiel de Moisés durante o período de peregrinação de Israel no deserto. Homem cheio do Espírito Santo (Números 27.18-23). Deus o mandara conduzir o povo d'Ele para Canaã, a terra prometida.

"...; levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel" (Js 1.2)

Notemos que é solicitado do povo, 1 homem de cada tribo, 1 pedra de cada um, para a construção de um Memorial (Js 4.2-6).
Cada tribo contribuiu com sua pedra naquele memorial. Portanto, o ministrador do ensino de cada uma das tribos, poderia com autoridade dizer aos seus discípulos o significado do memorial, pois cada uma delas participara daquele momento.
As pedras colocadas após a travessia do Jordão, ocasionara uma oportunidade para os pais ensinarem aos seus filhos a respeito do poder e fidelidade de Deus. Dessa maneira, esperava-se que eles reverenciassem ao Senhor, vosso Deus, todos os dias.

Há momentos em nossas vidas que estamos descontentes com o andamento das coisas, o rumo que elas tem tomado estão indo na contra-mão dos nossos planos. Mas Deus tem um plano para cada um de nós, algo que excede o nosso entendimento e sempre tem algo que nos surpreende.

Por isso, temos que saber ou nos lembrar que, nós também podemos construir nossos memoriais. Porém, se houver alguém que acha que não possui nenhum, vejamos alguns exemplos:

Quem nos amou primeiro?
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Quem foi crucificado por nós na cruz do calvário?
Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. (João 19.16-18)
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (1 Coríntios 15.3)

Temos que nos lembrar sempre dos "desertos", "mares" ou "rios" que atravessamos. Ou até mesmo de alguns "gigantes" que tivemos que vencer para alcançar nossas vitórias. Quando tudo parecer perdido, traga a sua mente algum Memorial e peça a Deus que continue pela sua misericórdia a lhe fortalecer para superar as adversidades.

Que Deus continue a abençoar a todos nós.

2 comentários:

  1. A paz irmãos, é dessa maneira mesmo, nós nos vemos no meio de tantos problemas e por mais que a gente queira as vezes nem nos lembramos do Memorial e eu digo mais o melhor deles que está no texto é João 3:16 sem desprezar os outros.

    ResponderExcluir
  2. O Senhor é conhecedor de todas as coisas, sabendo das nossas fraquezas, mandou logo que fosse construído um memorial. Haja vista que, o povo por diversas vezes já havia partido para a idolatria mesmo participando junto com Moisés e Josué de tantas maravilhas.

    ResponderExcluir